TEXTO

“Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a
muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei,
o amor da maioria esfriará.”

Mateus 24:11, 12
Amauri Jr - dono e administrador do Blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Obama vai se reunir com líderes do Congresso para discutir fechamento do governo

Reunião vai discutir também o possível aumento do teto da dívida, cujo limite será atingido em 17 de outubro

 O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá nesta quarta-feira (02/10) na Casa Branca os principais líderes republicanos e democratas no Congresso para discutir a paralisação parcial da administração federal, que entrou hoje em seu segundo dia.


Segundo o "The Wall Street Journal", que cita um funcionário da presidência, a reunião abordará também a questão do teto da dívida, cujo limite será atingido em 17 de outubro. Se não for alcançado um acordo entre o governo e o Congresso para aumentar o teto, o país sofrerá uma suspensão de pagamentos.
Participarão do encontro, que começará às 17h30 locais (18h30 de Brasília), o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e os líderes da minoria republicana no Senado, Mitch McConnell, e da minoria democrata na câmara, Nancy Pelosi.

Agência Efe

John Boehner, presidente da Câmara, foi chamado por Obama para uma reunião junto com outros líderes

A paralisação parcial da administração foi provocada pela falta de um acordo no Congresso para aprovar o orçamento do novo ano fiscal. A ala mais conservadora dos republicanos, fundamentalmente o movimento Tea Party, procura condicionar esse financiamento a um atraso na aplicação da reforma da saúde, o que é rejeitado pelos democratas e o próprio Obama
.
Segundo a Casa Branca, Obama pretende aproveitar a reunião para explicar a necessidade urgente da aprovação de uma lei que conceda fundos para permitir o funcionamento do governo no novo ano fiscal, que começou ontem.
Além disso, o presidente também pedirá aos líderes do Legislativo que aumentem o teto da dívida para evitar as "devastadoras consequências" de uma moratória.

Artigo
Boehner publicou nesta quarta um artigo no jornal USA Today em que afirma que Obama “não está contando toda a história” sobre o fechamento do governo. Ele cita as tentativas da Câmara dos Representantes de aprovar medidas que mantivessem a administração aberta, mas “removendo o financiamento para a lei de assistência médica do presidente, que tem aumentado custos e ferindo nossa economia”.
“Durante anos, o presidente disse que, em um governo dividido, ninguém consegue 100% do que quer. Mas quando as palavras dele irão combinar com as ações? Como republicanos da Câmara, vamos continuar nossos esforços para manter o governo funcionando e lidar honestamente com os problemas que enfrentamos. Esperamos que os democratas do Senado – e o presidente Obama – mudem de rota e comecem a trabalhar conosco em benefício do povo americano”, afirmou Boehner no texto.
O porta-voz de Boehner, Brendan Buck, disse no Twitter que o republicano espera que a reunião com Obama seja o início de "conversas sérias" entre ambos os partidos para resolver esta nova crise orçamentária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário