RADIOTELESCÓPIO DE ARECIBOUm sinal de uma região misteriosa do espaço entre as constelações de Peixes e Áries foi coletada,em três ocasiões diferentes pelo radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico.

O sinal é muito confuso e não se assemelha a nenhum fenômeno astronômico conhecido. Pesquisadores que estudaram o padrão de frequência não acreditam ser uma interferência natural ou de ruído.

"Provavelmente não seremos capazes de decodificá-lo. Nós saberemos que algo está lá fora, mas não se sabe muito sobre a sua civilização ", disse Dan Wertheimer, da Universidade da Califórnia em Berkeley SETI.

O sinal foi chamado de 14 SHGb02, e foi ouvido três vezes, num total de cerca de um minuto. Infelizmente não é tempo suficiente para estabelecer sua origem, mas a sua frequência de 1.420 megahertz tem preocupado cientistas por ser uma frequência significativa, onde o hidrogênio, o elemento mais comum no universo, absorve e emite energia.

Os cientistas têm opiniões diferentes sobre a natureza do SHGb02 14. Alguns acreditam se tratar de um pulsar, outros de uma falha de recepção e outros que se trata realmente de uma mensagem de uma civilização distante.

Teria o sinal sido deliberadamente transmitido por uma civilização alienígena em um planeta distante? Se realmente for, o que devemos responder a uma civilização extraterrestre? Como podemos comunicar com esses seres? Os cientistas continuam cautelosos, mas não podemos descartar a possibilidade.