TEXTO

“Surgirão muitos falsos profetas, que enganarão a
muitos; e, por causa do aumento do que é contra a lei,
o amor da maioria esfriará.”

Mateus 24:11, 12
Amauri Jr - dono e administrador do Blog

domingo, 19 de abril de 2015

CONTAMINAÇÃO MORTAL: JAPÃO ESTUDA EVAPORAR OU ARMAZENAR NO SUBSOLO ÁGUA RADIOATIVA DE FUKUSHIMA


O Japão estuda a opção de evaporar ou armazenar no subsolo a água radioativa da usina de Fukushima em vez de jogá-la no Oceano Pacífico, confirmou nesta quinta-feira (9) à Agência Efeuma fonte da Tokyo Electric Power (Tepco).

O comitê do governo japonês que supervisiona o desmantelamento da usina nuclear atingida pelo terremoto e tsunami de março de 2011 contempla a possibilidade por causa da dificuldade para obter sinal verde dos pescadores da região para realizar os chamados "vazamentos controlados" de água contaminada.

Para reduzir o acúmulo de água radioativa na usina, a Tepco realizou várias operações deste tipo, nas quais o líquido é processado para eliminar todos os materiais nucleares, exceto o tritio, um isótopo de baixa intensidade.

No entanto, o último vazamento acidental de água altamente radioativa, divulgada em fevereiro deste ano, complicou as negociações com os pescadores. O incidente teria ocorrido por causa de uma grave negligência dos técnicos da Tepco.

Por isso, o comitê estuda a evaporação da água, apesar de alguns especialistas alertarem sobre a dificuldade realizar a operação com quantidades tão grandes de líquido. A outra opção é mantê-lo em algum tipo de armazém subterrâneo.

Transferir as centenas de toneladas de água poluída é um dos principais desafios para desmantelar a usina, um trabalho que levará entre três e quatro décadas.

Via: http://info.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário