Anthony Bourdain foi encontrado morto por enforcamento em seu quarto de hotel na França, aumentando a longa lista de celebridades que perderam suas vidas desta forma sombria.
Anthony Bourdain foi encontrado morto no mês passado por seu amigo e chef francês Eric Ripert em seu quarto num hotel de luxo no norte da França. Segundo as autoridades, Bourdain cometeu suicídio se enforcando. A causa exata da morte ainda está sob investigação.
Para muitos, o suicídio de Anthony Bourdain é difícil de entender. Ele era rico, famoso e amado por muitos. Ele tinha um emprego dos sonhos: viajar pelo mundo e comer boa comida. Na verdade, Bourdain estava no meio da gravação de um episódio de seu programa de TV da CNN “Anthony Bourdain: Parts Unknown” quando foi encontrado morto. Bourdain era extremamente motivado e sempre teve vários projetos em andamento. Seu editor revelou recentemente que ele estava trabalhando em um novo livro “pessoal”.
Bourdain também tinha uma filha de 11 anos que ele citou como causa de sua felicidade. Ele também parecia estar apaixonado por sua namorada, Asia Argento, e mostrou grande apoio nas causas que ela defendia. Apenas alguns dias antes de sua morte, Bourdain estava contando ao IndieWire o quanto ele estava orgulhoso de sua namorada e que ele amava gravar com ela.
De fato, tudo sobre Bourdain transpirava positividade, combinada com uma sede inabalável por novos objetivos e projetos.
Uma fonte próxima a Bourdain disse à People:
"Eu ainda estou em choque total, é claro. Eu simplesmente não consigo acreditar, e não posso acreditar que isso aconteceria enquanto ele estivesse no meio do trabalho. Se havia uma coisa que sempre era sua graça salvadora, era sua habilidade de se jogar ao seu trabalho - ele nunca estava mais feliz do que quando estava em alguma aventura ou no meio de um projeto, então é tão bizarro para mim, e tenho certeza que muitas pessoas que o conheceram, de todas as vezes, isso aconteceu quando ele estava fazendo o que amava e com pessoas que ele ama.”
– People, Anthony Bourdain’s Dark Side ‘Finally Overtook Him’: ‘He’d Always Managed to Outrun It,’ Says Source
– People, Anthony Bourdain’s Dark Side ‘Finally Overtook Him’: ‘He’d Always Managed to Outrun It,’ Says Source
É claro que, como de costume, apenas algumas horas após a morte, as fontes de notícias estavam publicando histórias sobre seus problemas de dependência com heroína e crack na década de 80... que foi há mais de 30 anos atrás. Além disso, como de costume, algumas histórias sobre seus "demônios" e seu "lado negro"surgiram.
"Eu acho que a escuridão acabou tomando conta dele", acrescenta a fonte. "Essa é a coisa sobre ele e ele teria sido o primeiro a dizer - seu lado negro estava sempre lá, mas é como se a escuridão estivesse sempre a poucos passos atrás dele, era como se ele tivesse conseguido fugir disso, literalmente, com essa vida de aventuras distantes e tudo mais. Mas nunca isso foi realmente embora.
Ibid.
Além disso, como sempre, surgiram histórias sobre como ele estava lutando contra a depressão.
Últimos Dias Intensos
Nas últimas semanas, Bourdain estava particularmente ativo quando se tornou um defensor do movimento #metoo, junto com sua namorada Asia Argento. Ao apresentar o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Cannes, Argento fez um discurso escaldante sobre Harvey Weinstein.
Asia Argento em Cannes.
Argento disse:
“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival foi o seu terreno de caça. Eu quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca será bem-vindo aqui novamente. Ele vai viver em desgraça, evitado por uma comunidade cinematográfica que uma vez o abraçou e encobriu seus crimes.
Mesmo hoje à noite, sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam ser responsabilizados por sua conduta contra as mulheres, por um comportamento que não pertence a essa indústria, não pertence a nenhum setor. Você sabe quem você é. Mas o mais importante, sabemos quem você é. E nós não vamos permitir que você fique longe por mais tempo."
Após a prisão de Weinstein, Bourdain twittou um cardápio da prisão.
Menos de uma semana antes de sua morte, Bourdain comprou uma pintura do artista John Lurie com um título arrepiante: "O céu está caindo, estou aprendendo a viver com isso".
Nas horas que antecederam a morte de Bourdain, Argento postou uma história enigmática no Instagram:
Asia postou uma foto de uma camisa dizendo “F*** todo mundo” e
as palavras “Você sabe quem você é”. A postagem foi mais tarde excluída.
A quem ela estava se referindo?
Algo Está No Ar
A morte inesperada de Bourdain ocorreu durante uma semana bizarra que começou com a morte chocante de Kate Spade em circunstâncias bizarras. O renomado designer também deixou uma filha adolescente.
Durante essa mesma semana, o CDC divulgou um estudo alarmante indicando que as taxas de suicídio aumentaram 25% entre 1999 e 2016. Somente em 2016, 45.000 americanos cometeram suicídio e os números ainda estão aumentando. O estudo afirma que o suicídio está agora nas 10 principais causas de morte nos EUA e está se tornando um problema de saúde pública.
Com todas essas histórias perturbadoras circulando, o número de telefone de prevenção de suicídio está sendo colocado em toda parte, colocando toda a cultura no “modo alerta suicida”.
Talvez informações mais relevantes sobre Bourdain apareçam nos próximos dias. Por enquanto, ele será adicionado à crescente lista de celebridades que morreram enforcadas recentemente: Alexander McQueen, Wren Scott, Robin Williams, Chester Bennington, Chris Cornell, Kate Spade e… Anthony Bourdain.
The Vigilant Citizen
Nenhum comentário:
Postar um comentário